13 de out de 2011

10 de out de 2011

Dona Baratinha

Dona Baratinha

                


Encontrei no Blog Painel Criativo





9 de out de 2011

Hallowen - Viseira



Hallowen - Dedoche


Avaliação de historia



Pra Você Professor!


Plano Mensal 2º ano Outubro


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

OUTUBRO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras novas usando  as novas ortografias estudadas.
  • Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudos e circunflexos.
  • Associar  nas palavras os números de  sílabas  a compõe.
  • Empregar adjetivos de forma de forma correta.
  • Usar corretamente as regras ortográficas.
  • Utilizar a linguagem escrita para compor convite com sua particularidade própria.
  • Resolver adição sem  reserva e  com reserva.
  • Reconhecer o  símbolo da adição e suas partes.
  • Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso da adição.
  • Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses e ano)
  • Reconhecer e concientizar os direitos e deveres da crinaça dentro da sala, em casa e perante a sociedade.
  • Conscientizar o aluno a respeitar e conservar as instituições da comunidade como bem comum.
  • Diferenciar as estações do ano e suas características prórias.
  • Reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
  • Despertar a consciência sobre  a importância da reciclagem e reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo.
  • Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do Estado para a conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  • Conscientizar  a importância do povo unido em uma comunidade.
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
                                                     CONTEÚDOS:

Português :

·         Construção das palavras.
·         Número de letras e sílaba das palavras
·         Verbo
·         Adjetivo
·         Ortografia:  Ç,  RR,  SS  E  CH
·         Acentuação: Agudo e Acento Circunflexo,
·         Gênero Textual:  Convite

Matemática:
·         Adição sem reserva e com reserva
·         Problemas envolvendo adição
·         Calendário

História:
·         Direitos  e deveres da Criança
·         Patrimônio Público

Geografia:
·         Estação do ano

Ciências:
·         Lixo
·         Reciclagem
·         Saneamento básico

Religião:
·   Relacionamento com a comunidade.

Artes:
·         Confecção de convite.
·         Desenho e Pintura, recorte e colagem



PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

 A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

8 de out de 2011

Cartão


Abelha Voadora




Bilboquê



Brinquedo - cavalinho de balança



MATERIAL: 
Cartolina dupla fase,Crepom e molde.

Semana da Criança

 Atividades e Brincadeiras para a Semana da Criança

•Banho de mangueira.
• Pique esconde.
• Galinha choca.
• Trazer brinquedos de casa.
• Massa de modelar caseira.
• Chuva de papel picado.
• Culinária.
• Brincar com tecidos e retalhos.
• Pique pega.
• Pintura facial.
• Pintura no azulejo.
• Horta (plantar)
• Brincadeiras com bexigas.
• Brincar de cabaninha (acampamento) com pijama.
• Montar circuitos.
• Cinepipoca.
• Teatro.
• Karaoke.
• Brincar com bolinhas de sabão.
• Piquenique coletivo.
• Brincar com sucata.
• Pintura coletiva em papel 40kl.
• Teatro de fantoche.
• Brincadeiras de roda.
• Pintura.
• Caça ao tesouro.
• Play
• Brinquedoteca.
• Brincar de dança da laranja.
• Meus pintinhos venham cá.
• Piques variados.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Vivo e morto.
• Guerra de bexigas com água.
• Cabo de guerra.
• Dança da cadeira.
• Pintura à dedo.
• Salão de beleza.
• Festa à fantasia.

• Atividades com as bolinhas menores. Equilibrar nas partes do corpo. Ex: cabeça, costa, mão, perna, pé e barriga.

• As crianças deverão ficar sentadas em círculo. Haverá uma bola grande. Ao sinal do monitor, a bola deverá ser passada de mão em mão ao som de uma música conhecida. Quando a música parar quem estiver com a bola na mão fará um rolamento para frente.

• Pique arco. O pegador ficará com um arco na mão. Para pegar outra criança ele deverá colocar o arco no corpo e assim sucessivamente.

• Divisão da turma em dois grupos. O gol de frente para cada grupo com uma bola cada um. Ao sinal do monitor, o primeiro aluno de cada grupo chutará em direção ao gol, após voltar para o seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que marcar mais gol será o vencedor.

• Divisão da turma em dois grupos com o mesmo número de participantes, dispostos em filas. Cada grupo terá um bolão (amarelo e azul). A primeira criança de cada grupo deverá rolar o bolão até chegar na corda deixando o bolão, após voltar correndo para seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

• Atividades com bola de gás. Em duplas, levar a bola junto ao corpo sem deixar cair.

• Em duplas manter a bola o maior tempo no ar, sem deixar cair.

• Pular corda.

• Dividir as crianças em dois grupos. Dois monitores deverão segurar a corda no alto. Cada grupo terá o mesmo número de bola. Ao sinal do monitor, as crianças deverão jogar as bolas por cima da corda por um determinado tempo para o lado contrário. Quando acabar o tempo o monitor contará as bolas de cada grupo. Quem tiver mais bolas no seu campo perderá.

• Divisão das crianças em grupo. Dispostos em fila com o mesmo número de participante. Ao sinal do monitor, o primeiro de cada fila deverá deslocar de caranguejo até chegar na corda, voltando correndo para a sua fila e assim sucessivamente.
• Variação da anterior. Deslocamento de quatro apoios de frente.

• Atividades em duplas. Cada dupla com uma bola. As crianças deverão jogar um para o outro sem deixar a bola cair.

• Corrida das meninas e dos meninos.

• Carrinho de mão.

• Espalhar pelo campo as bolinhas menores. As meninas deverão pegaras bolinhas azuis e amarelas e os meninos as vermelhas e verdes e colocar nas suas respectivas cestas. Quem acabar primeiro será o vencedor.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira criança de cada grupo,deverá passar a bola por cima da cabeça, quando esta chegar na última ela deverá ir para o início da fila e assim sucessivamente.

• Variação da anterior. Passar a bola por baixo das pernas.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira de cada grupo deverá correr e colocar a bola no chão dentro de um arco e voltar para a sua fila. A próxima criança pegará a bola e colocará novamente no espaço delimitado e assim sucessivamente.

• Divisão das crianças em dois grupos, construção de uma amarelinha.

• Coelhinho na toca 1,2,3. Cada criança terá um arco e ficará dentro dele disposto em círculo. Uma criança será escolhida para ficar fora do círculo e sem o arco. Quando o monitor falar coelhinho na toca 1,2,3, as crianças deverão trocar de lugar, não podendo permanecer no mesmo arco e sempre ficará um sem arco.

PIQUENIQUE:
Que tal um piquenique fora da sala de aula, em que as crianças podem compartilhar seus lanches com os colegas?

-
 FESTA A FANTASIA
As crianças podem se fantasiar do que quiserem. As melhores fantasias serão premiadas.

- CINEMA:

Uma sessão de cinema, com direito a pipoca, mega projeção, home theater e tudo mais para uma experiência emocionante.

- DIA DO BRINQUEDO:

Cada aluno pode levar um brinquedo. A ideia é trocar os brinquedos e se divertir com todas as crianças na escola.

- LANCHE ESPECIAL:

Cada aluno vai levar um lanche gostoso para compartilhar com os colegas. A festa pode ter muito balão, docinhos, balas, jujubas, salgadinhos,... vai ser permitido tudo que criança adora!

- TEATRO

As professoras podem fazer um teatro para as crianças com histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos etc.

- BAU DE BRINQUEDOS
Cada aluno traz um brinquedo e coloca no baú ou caixa grande e com olhos vendados descobri o brinquedo que apalpou cada criança tem 3 chances.