24 de jun. de 2011

Lembrança dos Pais - Cubo de Foto


Faça um  dado com cartolina.
Cole foto do papai e toda a família em cada lado.
Plastifique com papel adesivo.


Lembrança do Papai

Cartão de Crédito Familiar

  • Com um cartão de crédito qualquer  risque o molde sobre um papel cartão ou cartolina.
  • Recorte fotos da família e faça uma bela colagem sobre o molde.
  • Escreva uma mensagem nas costas e passe papel contact ou mande plastificar.
Retirado do blog  Pra Gente Miúda

Carimbo Reciclagem

Carimbos  reciclados feitos com EVA e tampa de amaciante.


 Passo a passo AQUI. Confiram!

Retirado do blog Pra Gente Miúda

11 de jun. de 2011

Hino Nacional




 
 





 Retirado do blog   Educar para Crescer

5 de jun. de 2011

Aula Dinâmica - Ditado



Ditado Dinâmico
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.

Ditado com Dicas
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.


Ditado Relâmpago
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.

Auto Ditado
Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.
Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.

Ditado Cochicho
O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.

Ditado Desenhado
Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.

Ditado Recordado
Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.

Ditado Adedanha
O professor sorteia uma letra do alfabeto.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.

Ditado Bingo
O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.



Ditado Enigmático
Escrever somente a 1ª letra do desenho e descobrir as palavras.
EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel.
P O R T A

Ditado surpresa
Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.

Ditado Lacunado
O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.

Ditado em Duplas
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.

 
Jogo do Ditado
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.


Ditado Musical 
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.

Ditado Completando Frases 
A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.

Ditado Relâmpago com Frases
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.

Ditado Soletrando (Sonia Ubeda) 
Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.

Jogo do Ditado 
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

Ditado com Apoio
Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.



2 de jun. de 2011

Calendário Junho 2011

Meio Ambiente



Achei interessante e gostaria de divulgar
encontrei no blog Espaço Educar.
da colega Liza

1 de jun. de 2011

Plano Mensal 2º ano - Junho

PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

JUNHO

OBJETIVOS:
  • Identificar  o alfabeto no texto, diferenciando as vogais e consoantes.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Conceituar os conceitos matemáticos básicos.
  • Compor as famílias dos numerais até 50.
  • A origem e a importância das festas juninas em nossa cultura.
  • Conscientizar a boa convivência no cotidiano.
  • Conhecendo as cores primárias  em trabalhos com pintura.


CONTEÚDOS:


Português :

·         Revisão do alfabeto, vogais e consoantes
·         Letra inicial e final das palavras.


Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: em cima e em baixo
·         Numerais de 0 a 50.

História:
·         Festas Juninas


Religião:
·         A convivência na sociedade.

Artes:
·         Pintura e artes manuais sobre festas juninas.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual