31 de mai de 2011

Paraiso da alfabetização - O que é o que é?

Para a realização deste jogo, organizar grupos contendo quatro componentes. Um deles será o juiz e os demais participarão da disputa.

Regras do jogo

1 – O grupo embaralha as cartelas e forma um monte com a parte da escrita virada para baixo.
2 - O grupo decide a ordem da jogada de cada participante.
3 - O primeiro participante retira uma cartela no monte e lê com a ajuda dos colegas. Em seguida, ele deverá informar a resposta certa da adivinha com base nas possibilidades oferecidas na própria cartela.
4 - O juiz consulta a ficha e confirma se a resposta está certa.  Se o participante acertar, fica com a carta. Se errar, a carta fica guardada pelo juiz.
5 - Em seguida, é a vez do próximo participante, que deve seguir as mesmas regras.
6 - o jogo continua com cada particpante comprando uma cartela e apresentando, entre as opções oferecidas.
7- No final da partida, o jogador que tiver juntado mais cartelas será o vencedor.
 

 

Amei essa atividade do blog Paraíso da Alfabetização

29 de mai de 2011

Projeto Filme na Escola

PROJETO FILME – DEBATE

JUSTIFICATIVAS:

A necessidade de dialogar, discutir faz necessário para construir  uma cidadania participativa, consciente e critica.  Neste projeto faz necessário repensar o ambiente escolar criando maior diálogo do seu conteúdo com as novas linguagens da sociedade em que vivemos.
Levando o cinema para a escola pretendemos criar condições para o desenvolvimento do pensamento critico, o entendimento acerca das diferenças e através da nossa cultura retratada nas telas propõe aos jovens que fortaleçam noções de cidadania e identidade.
Cada filme apresentado no projeto tem sessões especiais com debate após o filme, retratando diversos assuntos de cidadania, valores, extinção, discriminação  e outros.

OBJETIVOS:

  •   Promove a exibição, seguida de debate, de filmes  variados e temas variados.
  •   Estimular leitura crítica dos meios audiovisuais massivos;
  •   Estimular leitura crítica de obras fílmicas (forma e conteúdo);
  •   Ampliar repertório fílmico de alunos e professores;
  •   Incentivar a utilização do audiovisual na sala de aula pelos professores;
  •   Aprimorar condições de ensino e aprendizagem;
  •   Possibilitar a produção de vídeos por alunos e professores;
  •   Estimular a autonomia, auto-estima e compromisso dos alunos com seu processo formativo;
  •   Reduzir índices de evasão escolar.
METAS

  1. Realizar a apreciação e análise do filme  para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano.
  2. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
  3. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
  4. Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
  5. Tornar a escola atrativa.

21 de mai de 2011

Música - Texto - Junino

Casamento Caipira



* O casamento acontece por que a noiva engravidou antes do casamento e seus pais a obrigaram a casar.

Os diálogos podem ser criados livremente, desde que as personagens se preocupem em carregar bastante no sotaque caipira. Veja, a seguir uma sugestão para a encenação: 

Personagens: Padre, Coroinha, Noiva, Noivo, Delegado, Soldados, Pais da noiva e Padrinhos. 
Cenário: representação de um altar de Igreja ou capela. Os convidados estão posicionados em duas fileiras, deixando o centro para a noiva. O padre, no altar, cercado pelos coroinhas e padrinhos, anuncia a chegada da noiva, que entra com o pai. 
Padre – A noiva tá chegando! Vamo batê parma pr’ela, pessoar!!! Cadê o noivo ???
Noiva – Ai mãe, ele num vem, acho que vou dismaiá… (simula um desmaio e é acudida pela mãe e pela madrinha. O pai da noiva faz um sinal para o delegado se aproximar e cochicha alguma coisa em seu ouvido. O delegado concorda com a cabeça.)
Delegado – Pera aí seu padre; eu já vô buscá ele. (sai acompanhado por dois soldados armados de espingarda e cassetetes. Em seguida entra o noivo encurralado pelo delegado, que permanece no altar, grande parte da cerimônia, para que o “condenado” não fuja.)
Padre – Bão, vamo começá logo esse casório. Ocê, Ciquinha Dengosa, promete, de coração, prá marido toda vida, o Pedrinho Foguetão?
Noiva – Mas que pregunta isquisita seu vigário faz prá mim… Eu vim aqui mais o Pedrinho num foi prá dizê que sim???
Padre – E ocê Pedrinho, que me olha assim tão prosa, qué mesmo prá sua esposa a Sinhá Chiquinha Dengosa?
Noivo – Num havia de querê, num é essa minha opinião mas, se não caso com a Chiquinha , vô direto pro caixão… (diz isso olhando de esguelha para o delegado, que segura uma espingarda)
Padre – Então, em nome do cravo e do manjericão, caso a Chiquinha Dengosa com o Pedrinho Foguetão! E Viva os noivos!
Convidados - VIVA!!! (conforme os noivos passam, os convidados jogam arroz)
Padre – E vamo pro baile, pessoar!!!
E começa a quadrilha.

Brincadeiras Juninas

Atividade Festas Juninas

Formar palavras

8 de mai de 2011

Dengue - Música

(PARÓDIA DA MÚSICA "BABY" - JUSTIN BIEBER) 

ESTE MOSQUITO
ESTÁ POR AÍ...
COM UMA PICADA
QUER TE FERIR

ASSIM NÃO DÁ
MAIS PRA FICAR
VAMOS JUNTOS
COM A DENGUE ACABAR!

DENGUE (3X) OH!
DESSE JEITO NÃO DÁ MAIS!

Amigas não sou fã deste cantor 
mas esta na voz  dos meus alunos
por isso encontrei essa paródia no blog especial
da amiga Jeane  Ricardo
 

Minha mãe - Balão Mágico

Mãe - Voices

Essa foi a linda música que me fez chorar.
Minha filha cantou lindamente.
Quero te abraçar, quero te beijar para sempre filha.
TE AMO PARA SEMPRE.


Mãe -Voices

                                                 Composição : Eyshila

Hoje eu acordei com uma vontade enorme de dizer
O quanto você é importante pra mim, mãe
Nunca alguém me olhou assim com tanta emoção
Quando ouço a sua voz escuto a mesma canção
Que você cantava, quando eu chorava sem querer dormir
E com lágrimas você orava por mim
Palavras de amor, palavras de paz
São momentos que eu não esquecerei jamais
Mãe eu preciso te falar de amor
Eu preciso te falar da minha gratidão
Receba essa canção, mãezinha
Quero dedicar esse momento ao Senhor
E bendito aquele dia em que eu nasci de você
Louvado seja Deus porque você é minha mãe

Quero te beijar, quero te abraçar, mamãe
Abra os braços e sorria
Quero te beijar, quero te abraçar, mamãe
Todo dia é o seu dia
Quero te beijar, quero te abraçar, mamãe
Abra os braços e sorria
Quero te beijar, quero te abraçar, mamãe
Todo dia é o seu dia

Números 1 a 6

Vogais e Encontros Vocálicos

1 de mai de 2011

Os Três Porquinhos


 






Encontrei esse texto no blog  O ABC COLORIDO
da amiga  Cirleide fiz uma pequena adaptação
para história infantil tradicional.

Os Três Porquinhos

Dia das Mães - Livro de Receita


Plano Mensal - Maio

PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

MAIO

OBJETIVOS:
  •    Conhecer o alfabeto em suas diversas formas.
  •   Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras.
  •   Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade.
  •   Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua   realidade.
  •   Expressar-se oralmente e por escrito.
  •   Identificar o alfabeto de “A” a “Z”.
  •   Reconhecer o som inicial e final das palavras.
  •   Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o número de silabas que a compõe.
  •  Conhecer, representar e identificar os numerais de 0 a 30.
  •  Identificar antecessor e sucessor.
  •  Identificar e reconhecer a ordem crescente e decrescente dos numerais.
  •  Conscientizar e prevenir sobre as doenças  e os cuidados que devemos ter com a nossa saúde.
  •  Identificar os vários tipos de profissão.
  •  Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos e família.
  •  Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
  •  Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção.
  •  Conhecer os cômodos de uma casa e sal função.
  •   Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
  •  Valorizar e conscientizar o valor da liberdade em nosso país.
  •  Identificar a localização da escola e de sua casa.
  •  Reconhecer o nome do bairro e identificando sua rua.
  •  Valorizar a importância das mães na família e conhecer as historia dos escravos no Brasil.
  •  Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola.
  •  Conscientizar a cidadania que todos são iguais e são seres humanos com direitos e deveres.

CONTEÚDOS:



PORTUGUÊS:
Alfabeto


Formas de escrita das letras


Ordem das palavras


Nome


Vogais


MATEMÁTICA:
Númerais de  0 a 30

Sucessor e antecessor

Ordem crescente e
Ordem decrescente.
HISTÓRIA:

Profissão
Família


Escola


Casa
Abolição  dos escravos



GEOGRAFIA:
Localização da escola


Localização da casa

CIÊNCIAS:

Doenças  Comum:
Dengue, Gripe.


Higiene


RELIGIÃO:
Família

Amizade
Liberdade

Inclusão

ARTES: 
Confecção de cartões

Desenho livre e ou dirigido

Inclusão


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

  •  Observação diária e contínua.
  •  Registro escrito.
  •  Atividades diárias;  
  •  Participação individual

Silabário

Calendário Maio 2011