22 de mar de 2011

Texto em Quadrinhos

Idéia iniciada pelo blog Sala de Aula e adaptada para a minha sala de aula.

17 de mar de 2011

Trabalhando com Textos

10 Sugestões para trabalhar com textos

1. Texto em tiras
a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo maior para a realização dessa atividade. 


2. Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).


3. Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.


4. Tiras em Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.


5. Outra com tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.


6. Ache a foto da notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).


7. A Notícia Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.


8. Texto Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.


9. Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo. 


10. Lendo figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar tumulto na aula, já que isso "faz parte".
Profª Genis.
Retirei do blog  Educação em Foco  Muito interessante!
Parabéns essa postagem vai contribuir bastante na minha sala.

13 de mar de 2011

Respiração - Circulação - Excreção



Estudando com a minha filha e achei muito legal.
Slide 1
Respiração, circulação e excreção Ciências – 4º Ano Unidade 2
Slide 2
A respiração A respiração ocorre no sistema respiratório. O sistema respiratório é formado por: NARIZ FARINGE LARINGE TRAQUEIA BRONQUIOS PULMÕES
Slide 3
A CAIXA TORÁCICA Os pulmões estão localizados na caixa torácica e são protegidos pelas costelas.
Slide 4
A respiração permite o movimento da inspiração. A entrada do gás oxigênio presente no ar INSPIRAÇÃO Na inspiração, a caixa torácica se expande e os pulmões se enchem de ar.
Slide 5
A respiração permite o movimento da expiração. Na expiração, a caixa torácica se contrai e os pulmões se esvaziam. O ar que sai do nosso corpo pelo nariz e pela boca é chamado de gás carbônico.
Slide 6
O caminho do ar no corpo 1 -O ar do ambiente, rico em oxigênio, entra pelo nariz ou boca e segue para a faringe. 2- Da faringe, o ar chega à laringe e segue em direção a traqueia e depois para os brônquios. 3- Os brônquios conduzem o ar até os pulmões. Nos pulmões ocorre a troca de gases. O gás oxigênio do ar passa para o sangue, que se encarrega de distribuí-lo pelo corpo inteiro. E o sangue trás de volta para os pulmões o ar carregado de gás carbônico . Esse ar é eliminado pela expiração.
Slide 7
Os Pulmões Os pulmões são formados por milhões de alvéolos, minúsculos sacos cobertos por pequenos vasos sanguíneos, onde ocorrem as trocas de gases.
Slide 8
Por onde é melhor inspirar o ar? Pelo nariz ou pela boca? É melhor respirar pelo nariz porque os pelos filtram o ar que entra no corpo e tira dele as impurezas .
Slide 9
A circulação e o sistema cardiovascular O sistema cardiovascular é composto do: SANGUE CORAÇÃO VASOS SANGUÍNEOS
Slide 10
O trajeto do sangue pelo corpo recebe o nome de circulação. A circulação permite o transporte de diversas substâncias pelo corpo.
Slide 11
O sangue O sangue é formado principalmente por um líquido amarelado, o PLASMA SANGUÍNEO, e por CÉLULAS SANGUÍNEAS.
Slide 12
O SANGUE O sangue transporta oxigênio e nutrientes para todo o corpo. O sangue recolhe o gás carbônico e outras substâncias tóxicas do corpo. O sangue protege o corpo dos agentes nocivos. Os glóbulos brancos ou leucócitos são responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Slide 13
O coração O coração é um órgão muscular que tem a função de bombear o sangue, fazendo-o chegar a todas as partes do corpo.
Slide 14
Os vasos sanguíneos e a circulação O sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos. Há três tipos de vasos sanguíneos: As artérias levam o sangue do coração para todas as partes do corpo. Transportam oxigênio. As veias trazem de volta para o coração o sangue que circulou pelo corpo. Transportam gás carbônico. Os vasos capilares são extremamente fininhos e se comunicam com as artérias e veias. E chegam a todos os órgãos.
Slide 15
3- A EXCREÇÃ0 A EXCREÇÃO E O SISTEMA URINÁRIO O sistema urinário é formado pelos: URETÉRES BEXIGA RINS URETRA Os rins filtram o sangue para remover as substâncias tóxicas ou desnecessárias em nosso organismo.
Slide 16
A eliminação da urina Os rins filtram o sangue e formam a urina. Os ureteres conduzem a urina dos rins até a bexiga. A urina fica armazenada na bexiga. Quando a bexiga enche, sentimos vontade de urinar. A urina sai da bexiga pelo canal da uretra. A uretra liga a bexiga ao meio externo do corpo.

Verdadeira História da Páscoa - Via Sacra

Capa - Páscoa

Monte seu Coelho

12 de mar de 2011

Borboleta - Artes


A borboletinha foi feita com papel sulfite branco, papéis coloridos, cola e canetinha. Para fazer com as crianças é muito simples: corte a asa da borboleta e dê para os baixinhos pintarem com tintas, cola colorida, giz cera, lápis de cor ou peça para eles fazerem uma colagem com papéis coloridos. Depois faça canudinhos com papel para o corpo da borboleta, cole a cabeça e depois a asa no canudinho e está pronto a brincadeira.

Retirei do blog da profª Viviane

Fantoche da Galinha Ruiva

Molde da Cabeça da Galinha 
 Molde do Corpo do Fantoche

Molde da Cabeça do Porco

Palhaço - Sucata


A Galinha Ruiva - Sucata


Material: 
- copinho de iogurte
- pedaço de barbante
- pedaço de palito de churrasco
- fita crepe
- molde da galinha

Como fazer: Faça um furinho no fundo do copinho e passe o barbante, dê um nó com um pedaço de palito de churrasco por dentro do copo. Depois que eles pintarem e recortarem a galinha é só colar as duas pontas do molde com fita crepe no copinho e pedir para que eles umedeçam o barbante.
Atenção: Cuidado na hora do recorte, pois alguns separam as duas galinhas.

Dicas para galinha cantar: deixe o barbante úmido, fica igual o coricocó das penosas. Deixe a menina correr no pátio com suas galinhas, pois o barulho do galinheiro é enorme e eles fazem competição para ver qual é a que canta mais alto.... Aí meus ouvidos!!!!!



Bingo das Silabas

Matemática na Páscoa

Números

Vogal e Consoante

Nome e Ordem Alfabética

8 de mar de 2011

7 de mar de 2011

Sou Destaque de um Grande Blog

Amigas estou super orgulhosa sou destaque no
da minha amiga Ana Pimenta. 
Deus te ilumine sempre amiga, que  compartilha sua luz
para todos que visitam seu blog iluminado.

Orelha de coelho - Faixa

5 de mar de 2011

Óculos da Páscoa



Lembrança Páscoa

Máscara de Coelho




Para o menino orelha azul.
Para a menina orelha rosa.

Páscoa


Rostinho de Coelho Páscoa