13 de mar. de 2011

Slide 1
Respiração, circulação e excreção Ciências – 4º Ano Unidade 2
Slide 2
A respiração A respiração ocorre no sistema respiratório. O sistema respiratório é formado por: NARIZ FARINGE LARINGE TRAQUEIA BRONQUIOS PULMÕES
Slide 3
A CAIXA TORÁCICA Os pulmões estão localizados na caixa torácica e são protegidos pelas costelas.
Slide 4
A respiração permite o movimento da inspiração. A entrada do gás oxigênio presente no ar INSPIRAÇÃO Na inspiração, a caixa torácica se expande e os pulmões se enchem de ar.
Slide 5
A respiração permite o movimento da expiração. Na expiração, a caixa torácica se contrai e os pulmões se esvaziam. O ar que sai do nosso corpo pelo nariz e pela boca é chamado de gás carbônico.
Slide 6
O caminho do ar no corpo 1 -O ar do ambiente, rico em oxigênio, entra pelo nariz ou boca e segue para a faringe. 2- Da faringe, o ar chega à laringe e segue em direção a traqueia e depois para os brônquios. 3- Os brônquios conduzem o ar até os pulmões. Nos pulmões ocorre a troca de gases. O gás oxigênio do ar passa para o sangue, que se encarrega de distribuí-lo pelo corpo inteiro. E o sangue trás de volta para os pulmões o ar carregado de gás carbônico . Esse ar é eliminado pela expiração.
Slide 7
Os Pulmões Os pulmões são formados por milhões de alvéolos, minúsculos sacos cobertos por pequenos vasos sanguíneos, onde ocorrem as trocas de gases.
Slide 8
Por onde é melhor inspirar o ar? Pelo nariz ou pela boca? É melhor respirar pelo nariz porque os pelos filtram o ar que entra no corpo e tira dele as impurezas .
Slide 9
A circulação e o sistema cardiovascular O sistema cardiovascular é composto do: SANGUE CORAÇÃO VASOS SANGUÍNEOS
Slide 10
O trajeto do sangue pelo corpo recebe o nome de circulação. A circulação permite o transporte de diversas substâncias pelo corpo.
Slide 11
O sangue O sangue é formado principalmente por um líquido amarelado, o PLASMA SANGUÍNEO, e por CÉLULAS SANGUÍNEAS.
Slide 12
O SANGUE O sangue transporta oxigênio e nutrientes para todo o corpo. O sangue recolhe o gás carbônico e outras substâncias tóxicas do corpo. O sangue protege o corpo dos agentes nocivos. Os glóbulos brancos ou leucócitos são responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Slide 13
O coração O coração é um órgão muscular que tem a função de bombear o sangue, fazendo-o chegar a todas as partes do corpo.
Slide 14
Os vasos sanguíneos e a circulação O sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos. Há três tipos de vasos sanguíneos: As artérias levam o sangue do coração para todas as partes do corpo. Transportam oxigênio. As veias trazem de volta para o coração o sangue que circulou pelo corpo. Transportam gás carbônico. Os vasos capilares são extremamente fininhos e se comunicam com as artérias e veias. E chegam a todos os órgãos.
Slide 15
3- A EXCREÇÃ0 A EXCREÇÃO E O SISTEMA URINÁRIO O sistema urinário é formado pelos: URETÉRES BEXIGA RINS URETRA Os rins filtram o sangue para remover as substâncias tóxicas ou desnecessárias em nosso organismo.
Slide 16
A eliminação da urina Os rins filtram o sangue e formam a urina. Os ureteres conduzem a urina dos rins até a bexiga. A urina fica armazenada na bexiga. Quando a bexiga enche, sentimos vontade de urinar. A urina sai da bexiga pelo canal da uretra. A uretra liga a bexiga ao meio externo do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário