21 de mar de 2010

Alfabeto - História

O REINO DO ALFABETO

ERA UMA VEZ UM REINO, ONDE MORAVAM AS LETRINHAS. NESSE REINO HAVIA UM CASTELO MUITO BONITO, ONDE MORAVA UM REI CHAMADO ALFABETO. CERTO DIA, O REI ALFABETO RESOLVEU DAR UMA FESTA, CHAMOU TODAS AS LETRINHAS E FALOU:

- CARAS LETRINHAS, AMANHÃ DAREI UMA GRANDE FESTA EM MINHA HOMENAGEM E TODAS ESTÃO CONVIDADAS, PORÉM, AS CONVIDADAS QUE NÃO SE COMPORTAREM NA FESTA SERÃO PUNIDAS. ATÉ AMANHÃ!

O SALÃO DO CASTELO FOI TODO ENFEITADO, A BANDA DE MÚSICA CHEGOU E A MESA DE COMIDAS ESTAVA PREPARADA. ABRIU-SE A PORTA DO CASTELO E ENTRARAM TODAS AS LETRINHAS DO REINO, ALEGRES, ELAS DANÇARAM, COMERAM E SE DIVERTIRAM. MAS ALGUMAS LETRAS FIZERAM MUITA BAGUNÇA NA FESTA, E O REI ZANGADO, CHAMOU TODOS E DISSE:

- AS LETRINHAS QUE FIZERAM BAGUNÇA TERÃO QUE FICAR PARA LIMPAR O SALÃO, AS QUE SE COMPORTARAM PODEM IR PARA SUAS CASAS.

ESSE FOI O PRIMEIRO CASTIGO QUE FOI DADO AS LETRINHAS. MESMO FICANDO DE CASTIGO, AS LETRINHAS CONTINUARAM A FAZER BAGUNÇA, E SÓ TERMINARAM DE LIMPAR O SALÃO NO DIA SEGUINTE.

O REI ENTÃO VENDO QUE SOZINHAS ELAS NÃO SE COMPORTAVAM, CHAMOU TODAS AS LETRAS ATÉ SEU CASTELO E DISSE:

- A PARTIR DE HOJE, AS LETRINHAS QUE FIZERAM BAGUNÇA SÃO CHAMADAS DE CONSOANTES, E AS QUE SE COMPORTARAM SERÃO CHAMADAS DE VOGAIS. E PARA PUNIR ETERNAMENTE AS QUE NÃO SE COMPORTAM, PRONUNCIO QUE DE HOJE EM DIANTE, PARA APRENDER A SE COMPORTAREM, TERÃO QUE ANDAR AO LADO DAS VOGAIS. CASO EU PEGA ALGUMA CONSOANTE ANDANDO SOZINHA COM OUTRA CONSOANTE, MANDAREI QUE AS PRENDAM NA TORRE DO CASTELO.

E ASSIM FOI FEITO, NO REINO SÓ SE VIA AS CONSOANTES COM AS VOGAIS PASSEANDO E QUANDO SE ENCONTRAVAM ELAS FORMAVAM VARIAS PALAVRAS:

PATO MACACO SAPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário